Finalidade
A carteirinha possui a finalidade de facilitar, otimiza o seu tempo e o de outros passageiros ao embarcar. Com ela, você não precisa estar constantemente com dinheiro físico, é uma escolha inteligente. O cartão NovoCard é aceito pelas duas empresas de transportes público da cidade de Araraquara: Paraty e Empresa Cruz em todas as linhas urbanas. Mas atenção, o passageiro não poderá usar o cartão NovoCard para transitar nas linhas intermunicipais da região, nas linhas intermunicipais é utilizado o cartão Move. A carteirinha Move é um cartão de bilhetagem eletrônica operam nas linhas URBANAS das cidades de: Matão, Ibaté, Taquaritinga, Américo Brasiliense e em TODAS as linhas Suburbanas operadas pela Viação Paraty.
*Explicação de diferenças de linha no artigo "Dúvidas Gerais - Paraty Mobilidade / Horário e Itinerário"
Localização, contato e horário de atendimento
Lojas Paraty Mobilidade
Ponto de atendimento Cartão NOVOCARD:
Terminal de Integração: Avenida Portugal, 35 – Centro. Horário de Atendimento: Segunda a Sexta 08h00 às 18h00.
Tel. do Consórcio NovoCard: 16 3334-7800, ramal 255
WhatsApp NovoCard: (16)98172-0003
WhatsApp NovoCard V.T.: (16)98176-0004
Terminal Rodoviário: Avenida Júlio Ursulino Pedroso, 100 – Jardim Nova América (2ª sala depois da ARTESP).
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.
Tel.: 16 - 3322 3311
Tel. do Consórcio Move: 16 3334-7800, ramal 282
Ponto de atendimento CARTÃO MOVE:
RODOVIÁRIA GUICHÊ ARARAQUARA
AGÊNCIA TERMINAL RODOVIÁRIO ARARAQUARA
Av. Julio Ursulino Pedroso, 100 – Box 07 – Jd. Nova América - (16) 3322 3311
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
07:15h às 11:30h - 12:30h às 16:00h
Sábados: 07:45h às 11:00h
RODOVIÁRIA GUICHÊ SÃO CARLOS
Rua Jacinto Favoreto, 777 – Box 16 - Jd. Lutfalla
(16) 3371 0058
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
09:40h às 12:00h - 13:00h às 17:45h
Sábados: 09:10h às 12:00h - 13:00h às 17:15h
LOJA MATÃO
Av. Quinze de Novembro, 826 - Centro
(16) 3382 3272
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 17:30h
LOJA AMÉRICO BRASILIENSE
Rua Matheus Anello, 389 - Jd Planalto
(16) 3392 5014
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 11:00h - 13:00h às 17:00h
LOJA GUARIBA
Rua dos Belodi - Box 02 - (Nova Rodoviária) - Jd Primavera
(16) 3251 4513
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 12:00h - 14:00h às 17:00h
LOJA RINCÃO
Rua Sete de Setembro, 379 - Centro
(16) 3395 1203
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 11:30h - 13:00h às 17:00h
RODOVIÁRIA DE IBATÉ
Terminal Urbano
Av. São João, 650 – Box 01 – Centro
(16) 2120 0491
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 11:30h - 12:30h às 17:00h
Sábados: 08:00h às 12:00h
LOJA JABOTICABAL
Loja
Praça Dr. Joaquim Batista 197 – Centro
(16) 3203 6695
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 11:50h - 13:20h às 17:00h
LOJA JAÚ
Terminal Urbano
(14) 3225 1800
Horário de atendimento: Segunda à Sexta
08:00h às 18:00h
Sites para consulta:
NovoCard: https://www.novocardararaquara.com.br/index.php?modal=popup#openModal
Move:
https://www.cartaomove.com.br/site/index.html
Estudante
Todo estudante de instituição reconhecida pelo MEC possui o benefício de meia passagem. Esse desconto somente é concedido fazendo a carteirinha de estudante.
Ok, mas por que preciso fazer a carteirinha? Sou estudante, então é o meu direito de meio passagem.
Sim, de fato. Porém, é importante comprovar que você é beneficiário, por isso no cadastro é solicitado documentos. Na Paraty, contamos com um sistema de biometria, há funcionários habilitados que checam constantemente as informações. Cuidado ao emprestar a sua carteirinha para terceiros, estará sujeito ao bloqueio. Ademais, sem o saldo haverá erro, não passará na catraca.
Dicionário:
Validador: O validador é o elemento central do sistema. Usualmente instalado próximo à catraca dos ônibus, ou acoplado aos bloqueios de acesso nas estações, o validador tem como função principal realizar a leitura/gravação de dados dos cartões dos usuários.
CARTÃO NOVOCARD ESCOLAR
Com o Cartão Escolar o estudante matriculado em Instituições de Ensino situadas no município de Araraquara e sua microrregião, vinculadas a Divisão Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, e cursando 1º grau (Ensino Fundamental), 2º grau (Ensino médio), 3º grau (Graduação), cursos Pré-Vestibular, Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado e outras atividades complementares obtém o benefício de andar de ônibus com a redução de tarifa de 50%. (Decreto-lei n.º 11.293) OBS: Para as atividades complementares é necessário que o aluno esteja também frequentando um dos outros cursos regulamentados descritos acima.
Cadastramento e Recadastramento:
O estudante deverá acessar: https://novocardararaquara.com.br/cadastro-estudante/ preencher o formulário com seus dados e anexar os seguintes documentos (PDF ou Foto):
RG;
CPF;
Comprovante de endereço em nome próprio, dos pais ou de representante legal (acompanhado de termo de guarda e /ou tutela), ou contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório, caso o comprovante esteja em nome de terceiros é necessária uma declaração de residência reconhecida em cartório (máximo 90 dias);
Declaração da escola válida até 30 dias após a data de emissão, constando o período de aula
* Cadastro: Após analisada a documentação o aluno receberá um e-mail orientando a retirada do cartão, onde o próprio aluno terá que comparecer para ser fotografado e pagar uma taxa de R$ 10,00 pela 1ª via do cartão.
* Recadastro: Após analisada a documentação o aluno receberá um e-mail orientando a utilização do cartão.
*O prazo de resposta é de até 5 dias úteis.
É NECESSÁRIO RENOVAR A SUA CARTEIRINHA, ATENTE-SE AO PRAZO DE VALIDADE DO SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA.
Recarga
— Terminal de Integração
— Terminal Rodoviário
– Nenhum saldo remanescente dos Cartões Novocard será transferido ou reembolsados. São de uso exclusivo do titular dentro do transporte coletivo ou terminal de integração local.
Regras de Utilização
O cartão NOVOCARD Escolar será usado pelo estudante no período letivo, nos horários e dias declarados pelo estudante no sistema de cadastro/recadastro e as recargas devem ser feitas nas lojas CAT. O cartão terá validade definida conforme a declaração escolar apresentada no ato do cadastro e/ou recadastro, e o estudante terá direito aos passes recarregados por até 1 dias após o término de seu curso. Após esse prazo, o cartão ficará bloqueado até que o estudante retorne à escola. Ao retornar, o estudante fará o recadastramento e o cartão será desbloqueado em até 72 horas. É proibido o uso do Cartão Escolar fora do horário definido no cadastro. O não cumprimento das regras implicará em multa e suspensão do cartão, conforme relacionado abaixo:
– 1ª infração: multa de R$ 15,00
– 2ª infração: multa de R$ 20,00
– 3ª infração: multa de R$ 30,00
– 4ª infração: multa de R$ 40,00
– 5ª infração: multa de R$ 50,00
– 6ª infração: suspensão definitiva durante o ano letivo.
Bloqueio por tempo: 60 minutos para reutilização:
Quantidade de recargas por mês: 4
Quantidade de utilização diária: até 6 passagens.
Quando solicitado o estudante deverá apresentar seu cartão e documento de identificação aos motoristas, cobradores e fiscais.
Em caso de perda, dano, roubo ou extravio do cartão:
Nova via do Cartão Novocard Escolar
Em caso de perda, dano, roubo ou extravio do Cartão Escolar, o estudante deverá comparecer com RG em uma de nossas lojas para solicitar o cancelamento e emissão de outra via.
— Terminal de Integração
— Terminal Rodoviário
A segunda via do cartão será recarregada com os créditos vigentes, se houverem, no momento que for informada da perda, dano, roubo ou extravio do cartão.
O custo da segunda via do cartão é de R$ 15,00 (quinze reais) e a partir da terceira via o custo é de R$ 20,00 (vinte reais).
- Como faço a carteirinha de estudante que garante isenção de pagamento (100% de desconto)
-Esse tipo de carteirinha é oferecido pela Prefeitura Municipal de Araraquara, contate-os. Tel.: 3333-2945
-Essa opção também fornecida em Jaú, basta procurar a Secretaria da Educação do Município.
CARTÃO MOVE ESCOLAR
Se você utilizará uma linha suburbana, para o benefício de desconto de meia passagem, basta entregar os documentos na loja Paraty. Com o cartão Move Escolar o estudante obtém o benefício de andar de ônibus com a redução de tarifa de 50%.
Cadastramento
O estudante deve apresentar nas lojas da Viação Paraty com os documentos solicitados. Para as linhas intermunicipais é cobrada a taxa de 0,5 UFESP do ano vigente. Os documentos são:
- Declaração da escola válida até 30 dias após a data de emissão;
- Cópia do comprovante de endereço (recente 60 dias) em nome próprio, dos pais ou de representante legal (acompanhado de termo de guarda e /ou tutela), ou contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório (os demais comprovantes aceitos são águas, luz, telefone, extrato bancário do mês vigente);
- Cópia do RG e CPF;
- Cópia do RA (RG escolar);
- Cópia da Certidão de nascimento.
- Cartão eletrônico:1 foto 3x4;//// bilhetagem de papel: 2 fotos 3x4
- Taxa de 0,5 UFESP do ano vigente: (No ano de 2024 o valor é R$ 17,50).
Após o cadastramento o cartão Move Escolar será entregue no período máximo de 7 dias úteis e deve ser retirado na Loja em que solicitou o cadastro.
Local: Pontos de atendimento Cartão MOVE.
Recadastramento
O recadastramento deve ser feito no início de todo ano letivo, sendo necessária a apresentação da mesma documentação a cada recadastramento. Para as linhas intermunicipais é cobrada a taxa de 0,5 UFESP do ano vigente.
Local: Pontos de atendimento Cartão MOVE
É NECESSÁRIO RENOVAR A SUA CARTEIRINHA, ATENTE-SE AO PRAZO DE VALIDADE DO SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA.
Regras de utilização
O estudante pode ter apenas 1 cartão vinculado ao seu RG e cadastrado em seu nome. O cartão Move Escolar será usado pelo aluno no período letivo, nos horários e dias declarados pelo estudante no sistema de cadastro/recadastro e as recargas devem ser feitas nas lojas da Paraty. O cartão terá validade definida conforme o curso e período letivo. Após esse prazo, o cartão ficará bloqueado até que o aluno retorne à escola. Ao retornar o aluno fará o recadastramento e o cartão será desbloqueado em até 72 horas.
BLOQUEIO POR TEMPO: 60 minutos para reutilização
Para a emissão de 2ª via, por mau uso ou perda, o valor será de R$ 20,00.
Quando solicitado, o aluno deverá apresentar seu cartão e documentos com fotos aos motoristas, cobradores e fiscais.
* Nas linhas suburbanas a lei que regulamenta é a Portaria ARTESP - 12, de 28-9-2005
Também pode te auxiliar sobre a carteirinha escolar:
- Diferença entre Recadastramento e Renovação:
Para esclarecimentos quanto a diferença de RECADASTRAMENTO E RENOVAÇÃO ESTUDANTE/PROFESSOR:
Todo ano letivo é necessário efetuar o recadastramento, seja ele para estudante ou para professor.
O estudante/professor enviará a DOCUMENTAÇÃO COMPLETA, INCLUINDO O VALOR DA TAXA ANUAL todo começo de ano, ou quando julgar necessário. A documentação será analisada e liberada mediante validade especificada em cada declaração (para universidades geralmente o vencimento é semestral);
Assim segue resumo:
RECADASTRAMENTO (PARA QUEM NÃO POSSUI A CARTEIRA DO ANO ATUAL) = ALUNO/PROFESSOR DEVERÁ EFETUAR TODO INÍCIO DE ANO, OU QUANDO JULGAR NECESSÁRIO, JUNTAMENTE COM O PAGAMENTO DA TAXA;
RENOVAÇÃO = (PARA QUEM JÁ POSSUI A CARTEIRINHA DO ANO ATUAL) ALUNO/PROFESSOR DEVERÁ ENVIAR DECLARAÇÃO COM VALIDADE PARA O SEMESTRE VIGENTE A PRORROGAÇÃO, SEM PAGAMENTO DA TAXA;
Fretamento Estudante
A Paraty Mobilidade oferece fretamento para estudantes que residem e estudam em duas cidades. Essa modalidade infelizmente não está disponível partindo de Araraquara. Segue abaixo as informações de recadastramento de estudante e fretamento:
AMÉRICO:
1 - Urbano:
1.1 - Cadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados? Cópia RG ou certidão de nascimento do aluno Cópia comprovante de endereço (recente 60 dias) Declaração escolar 1 foto 3x4 Autorização de passe (Departamento da Educação)
Prazo 7 dias corridos
- Onde apresentar? Loja da Paraty - Américo Brasiliense
1.2 - Recadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados? Cópia RG ou certidão de nascimento do aluno Cópia comprovante de endereço (recente 60 dias) Declaração escolar Cartão escolar antigo (Em caso de perda ou má uso do cartão, há taxa de 2° via de R$ 5,00) Autorização de passe (Departamento da Educação)
Prazo 7 dias corridos
- Onde apresentar? Loja da Paraty - Américo Brasiliense
- Caso o aluno já tenha feito o cadastramento/recadastro e posteriormente perde o cartão, é necessário levar a declaração escolar novamente e pagar a taxa de R$ 5,00, para emissão da nova via, prazo 7 dias corridos.
- Retirada do cartão somente com o protocolo ou documento do aluno.
- Durante o prazo, o aluno consegue embarcar no ônibus com protocolo até a data mencionada no documento.
2 - Fretamento:
2.1 - Cadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados? Cópia RG e CPF do aluno Cópia comprovante de endereço (recente 60 dias) Declaração escolar 2 fotos 3x4 Autorização de passe (Departamento da Educação).
Valor da Mensalidade (Entrar em contato com departamento da educação para confirmação dos valores).
- Prazo: Imediato
- Onde apresentar? Loja da Paraty - Américo Brasiliense
2.2 - Recadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados? Cópia RG e CPF do aluno Cópia comprovante de endereço (recente 60 dias) Declaração escolar 2 fotos 3x4 Autorização de passe (Departamento da Educação)
Valor da Mensalidade (Entrar em contato com departamento da educação para confirmação dos valores)
- Prazo: Imediato
- Onde apresentar? Loja da Paraty - Américo Brasiliense
JABOTICABAL:
1 - Urbano:
1.1 - Cadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados?
CÓPIA CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, DECLARAÇÃO DA ESCOLA QUE ESTUDA SOLICITANDO USO DO PASSE ESCOLAR.
- Onde apresentar?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
1.2 - Recadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados?
CÓPIA CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, DECLARAÇÃO DA ESCOLA QUE ESTUDA SOLICITANDO USO DO PASSE ESCOLAR.
- Onde apresentar?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
2 - Fretamento:
2.1 - Cadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados?
CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDENCIA, COMPROVANTE DE MATRICULA DA FACULDADE OU CURSO TÉCNICO, E TODOS OS DADOS PESSOAIS.
- Onde apresentar?
FAZER A INSCRIÇÃO NO SITE DA PREFEITURA DE JABOTICABAL NO ENDEREÇO: https://www.jaboticabal.sp.gov.br/
NA PAGINA INICIAL CLICAR NO ACESSO RÁPIDO - TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO E EFETUAR O CADASTRO.
APÓS 2 DIAS ÚTEIS DA REALIZAÇÃO DO CADASTRO NO SITE, DEVE COMPARECER NA LOJA DA PARATY MUNIDOS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS;
CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
(*) SE FOR MENOR DE IDADE VIR ACOMPANHADO PELO RESPONSÁVEL.
2.2 - Recadastramento (2º SEMESTRE)
- Quais documentos devem ser apresentados?
CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDENCIA
(*) SE FOR MENOR DE IDADE VIR ACOMPANHADO PELO RESPONSÁVEL.
- Onde apresentar?
LOJA PARATY - END. PRAÇA DR JOAQUIM BATISTA, 197 – CENTRO
MATÃO:
1 - Urbano:
1.1 - Cadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados?
Declaração de Transporte Original da Escola constando a Gratuidade
Xerox Comprovante de Endereço (Legível e recente 60 dias)
Xerox do RG, se não tiver, Xerox Certidão Nascimento (Legível)
Xerox CPF (Legível)
1 Foto 3x4 (recente)
Taxa Adm R$ 5,00
- Onde apresentar?
Loja Matão
1.2 - Recadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados?
Declaração de Transporte Original da Escola constando a Gratuidade
Xerox Comprovante de Endereço (Legível e recente 60 dias)
Xerox do RG, se não tiver, Xerox Certidão Nascimento (Legível)
Xerox CPF (Legível)
1 Foto 3x4 (recente)
Apresentar Cartão escolar antigo (Em caso de perda ou má uso do cartão, há taxa de 2° via de R$ 5,00)
- Onde apresentar?
Loja Matão
2 - Fretamento:
2.1 - Cadastramento cursos que NÃO são oferecidos na cidade (Utilizar Fretamento Prefeitura)
- Quais documentos devem ser apresentados?
Declaração Original da Escola mencionando o curso frequentado, dias Letivos, Horário e Duração do curso.
Xerox Comprovante de Endereço (Legível e recente 60 dias)
Xerox RG e CPF
1 foto 3x4 recente
- Onde apresentar?
Secretaria da Educação
2.2 - Recadastramento
- Quais documentos devem ser apresentados?
Declaração Original da Escola mencionando o curso frequentado, dias Letivos, Horário e Duração do curso.
Xerox Comprovante de Endereço (Legível e recente 60 dias)
Xerox RG e CPF
1 foto 3x4 recente
- Onde apresentar?
Secretaria da Educação
2.3- Cadastramento e Recadastramento de cursos que são oferecidos na cidade (Utilizar Linha Intermunicipal Artesp).
- Quais documentos devem ser apresentados?
Declaração Original da Escola mencionando o curso frequentado, dias Letivos, Horário e Duração do curso, lei decreto.
Xerox Comprovante de Endereço (Legível e recente 60 dias)
Xerox RG e CPF
1 foto 3x4 (recente)
Cadastro de Beneficiário de Transporte Intermunicipal (preencher na loja)
Taxa Adm = R$ 17,50
- Onde apresentar?
Loja Matão
JAÚ:
Os critérios são:
Estudantes do ensino fundamental, médio, superior, e cursos técnicos profissionalizantes.
Para a aquisição da carteirinha ou renovação é necessário trazer na loja os seguintes documentos:
- 1 foto 3x4
- declaração escolar
- xerox do comprovante de endereço
- xerox do RG e CPF
As aplicações que usamos aqui são:
- estudante Jaú
- especial c/acompanhante Jaú
- convênio Prefeitura Jaú
- cortesia Jaú
- especial Jaú
- escolar Jaú gratuito
São Carlos:
Fretamento:
Contate: 16 3509-0248 (Ramal 356) /98265-9999 (WhatsApp)
Contatos Paraty Mobilidade
Unidades | Telefones |
Américo Brasiliense | 16-3392 5014 |
Araraquara (Jardim Tamoio) | 16-3334 7800 |
Araraquara (Santa Júlia) | 16-3334 7818 |
Araras | 19-3542 5353 |
Ibaté | 16- 3343 1287 |
Jaboticabal (Parque do trevo) | 16-3203 8843 |
Jaboticabal (Centro) | 16-3202 6695 |
Jaú | 14- 3225 1800 |
Matão | 16-3506 0336 |
São Carlos | 16-3509 0248 |
LOJAS | HORÁRIO DE ATENDIMENTO | TELEFONE |
Loja Américo Brasiliense | 08:00/11:00 - 13:00/17:00 | 16 - 3392 5014 |
Rod. Guariba | 08:00/12:00 - 14:00 /17:00 | 16 - 3251 4513 |
Loja Rincão | 12:30/18:00 | 16 - 3395 1203 |
Rod. São Carlos | 09:40/12:00 - 13:00/17:45 (sab. - 09:10/12:00/13h/17h15 | 16 - 3371 0058 |
Loja Jaboticabal | 08:00/11:50 - 13:20/17:00 | 16 - 3203 6695 |
Rod. Aqa | 07:15/11:30 - 12:30/16:00 (sab. - 07:45 - 11:00) | 16 - 3322 3311 |
Loja Matão | 08:00 - 17:30 | 16 - 3382 3272 |
Loja Jaú | 08:00 - 18:00 | 14 - 3225 1800 |
Legenda:
Unidades = Garagem
Loja = Carteirinha
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.